Protocolos COVID-19

Diário Oficial da União - Publicado em 19/06/2020 estabelece medidas a serem observadas visando à prevenção e controle e migração dos riscos de transmissão da COVID – 19 nos ambientes de trabalho.

MEDIDAS GERAIS

  • Cada colaborador destas entidades desde 02/04/2020 tem sua mesa individual que lhe permite trabalhar em distanciamento entre pontos de trabalho que é superior a 2 metros.
  • Cada elemento tem ao seu dispor informação sobre todas as medidas recomendadas pela Direção Geral de Saúde.
  • Os produtos para higienização pessoal e das superfícies está disponível reforçando as suas rotinas de limpeza.
  • Antes de entrar nas instalações, o pessoal externo ao serviço deve higienizar as mãos com álcool em gel, e usar máscara ou solicitar uma máscara.

COLABORADORES – HIGIENIZAÇÃO PESSOAL

  • De acordo com o protocolo, ao entrar nas instalações, é necessária a higienização das mãos com solução álcool gel. Seguidamente, é necessária a colocação da máscara ou viseira para o período de trabalho.
  • Higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70% de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas.
  • Etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; Higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos.
  • Conduta social: Evitar o contacto próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha objetos e utensílios.
  • Quaisquer sintomas associados ao vírus devem ser imediatamente comunicados a nível superior e aos colegas de trabalho, e tomadas às devidas medidas de segurança, limpeza e desinfecção.
  • Ao sair das instalações, lavar muito bem as mãos ou higienizar as mãos com solução álcool gel.

HIGIENIZAÇÃO DAS SUPERFÍCIES

  • Cada colaborador é responsável pela limpeza do seu espaço de trabalho. Estão disponíveis diversos sprays de limpeza, panos e toalhetes descartáveis.
  • Na ausência da funcionária da limpeza, a higienização do espaço é feita pelos colaboradores.
  • A limpeza deve ser feita várias vezes ao dia, nomeadamente das superfícies e objetos de utilização comum (mesas, interruptores de luz, maçanetas, puxadores de armários e zona de café, após utilização); e utilização própria, (teclados, monitores, secretária e objetos). Assim, sugere-se limpeza a meio da manhã, à hora de almoço, a meio da tarde e antes da saída.
  • Dada à fraca circulação de pessoas nas instalações da Associação Policial de Assistência Social - APAS, o chão deve ser limpo com solução antimicrobiana uma vez por dia, preferencialmente ao fim do dia de trabalho.
  • As salas devem ser arejadas diariamente, e mais especificamente na hora de almoço e/ou ao fim do dia de trabalho.

Disponibilização de materiais que colabore na prevenção da propagação

Disponibilização de máscaras faciais e / ou lenços de papel nos seus locais de trabalho, além de recipientes adequados para o descarte desses materiais, pois uma boa higiene respiratória impede a propagação do COVID-19.

Disponibilização de informações de fonte segura sobre a propagação da COVID 19

Informação aos colaboradores que se o COVID-19 começar a se espalhar na comunidade, qualquer pessoa com tosse leve ou febre baixa (37,5 ºC ou mais) precisa permanecer em casa. Eles devem ficar em casa se tiverem que tomar simples medicamentos, como Paracetamol/Acetaminofeno ou aspirina, que podem mascarar sintomas de infecção. Continue comunicando e promovendo a mensagem de que as pessoas precisam ficar em casa mesmo se tiverem apenas sintomas leves de COVID-19;

Colaboradores que moram ou tiveram contato com pessoas já diagnosticadas com o Coronavírus devem também permanecer em casa por 14 dias.

E Conforme exigência da sinalização disponibilizamos cartaz em nosso ambiente de trabalho.